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terça-feira, 18 de dezembro de 2007

João Gilberto by João Leão #2 - Desde que o samba é samba

Essa é a minha favortia. Acho que foi a música mais bonita que já tirei do João Gilberto até agora, pelo seu arranjo muito bem elaborado, um verdadeiro passeio da harmonia sobre a letra e o ritmo. A música é "desde que o samba é samba", do Caetano, e está no mesmo disco da música do post passado, o "João Voz e Violão" (2000).



Bom, acho dificil resumir os principais pontos desse arranjo - porque ele é muito bom! -, mas acho que o mais interessante são os momentos onde o João coloca a harmonia em movimento. O ritmo flutua por um tempo, e quem toma o seu lugar é a harmonia. Mudando de acorde em cada tempo durante um, dois ou até três compassos, na verdade o que acontece é que o movimento das vozes que compõem a harmonia, debaixo da melodia que está sendo cantada, já cria por si só a sensação rítmica e o balanço, mesmo com a suspensão da batida ritmica do violão. Vou transcrever os pontos onde ocorre isso na música:

1. (na primeira passagem da parte A, primeira repetição):
D6/F#(2x020x) B7/F#(2x120x) Fo(1x010x) E7(b9)/D(xx0131) / A/E(xx2222)

2. (na segunda passagem da parte A, primeira repetição):
D6/F#(2x020x) G#m11(4x44xx) G#m6(4x34xx) C#7(#11)(x4x463) / F#7(4)(2x242x) F#m7(2x222x) F#m6(2x122x) B7(x2x242) /

3. (na segunda passagem da parte B, primeira repetição):
G7(3x343x) Gm6(3x233x) F#7(2x232x) F#m6(2x122x) / F#m11(2x22xx) F#m6(2x12xx) DMaj7/F#(2x022x) Fo(b13)(1x012x) / Em7(0x543x) A7(b9)(x0532x) D6(x5420x) Dm6(x5320x) / AMaj7/C#(x4210x)

4. (na segunda passagem da parte B, segunda repetição):
G7(3x343x) Gm6(3x233x) F#7(2x232x) F#m6(2x122x) /
B13/D#(x6789x) B(b13)/D#(x6788x) B7/D#(x6787x) E7(b9)/D(x5676x) /
Em7(0x577x) A7(13)(x0567x) D6(x5420x) Dm6(x5320x) / AMaj7/C#(x4210x)

Bom, só com essas passagens já é possível sacar muita coisa de peculiar, pelo menos pra mim, dessa construção harmonica, que se repetirá também em outras músicas que postarei mais pra frente. Por enquanto, adianto duas delas, as que mais me chamaram a atenção quando tirei esse arranjo, junto com os outros que tenho até agora. Em primeiro lugar, percebi que algumas vezes o acorde é tocado usando apenas 3 cordas (ao invés de quarto, que é o usual na batida do João), que soam a tônica, terça e sétima do acrode - apenas o suficiente para defini-lo num ambiente tonal. O segundo ponto que quero destacar são os acordes 7(#11). Não costumo usar esse tipo de montagem (com o #11) em meus arranjos, mas esses acordes criam uma tensão interessante na música.

Como já disse, vou explorar melhor esses pontos nos próximos posts, vendo o comportamento dessas figuras (acordes de 3 notas e 7(#11)) em outras músicas (mas ainda assim em situações harmônicas semelhantes). Até lá.

4 comentários:

Anônimo disse...

Jonh,

Grande ideia esse blog! Muito legal vendo vc discutir musica. Entendo muito pouco, mas eh incrivel ver um cara que mal sabia fazer um acorde chegar nesse nivel, e aprendendo a maior parte sozinho.
Continuo torcendo pelo seu sucesso!

Rodrigo Sá disse...

Rapá sangue bão, toca muito esse Violão...
Abraço Forte do Camarada!

Anônimo disse...

kra tem jeito de tu posta essa musica cifrada com esses acordes que tu fez... pq tem hora q ta mei dificil de ver oq vc executou e eu que sou meio ruim ainda eh brabo xD se puder... vlws xD

Marco Antônio disse...

João, você é foda, toca muito e tem excelente gosto musical.

Espero um dia poder tocar com você.

Abraço

Marco Antônio dos Anjos