Temas e Projetos

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

João Gilberto by João Leão #3 - Você vai ver

Retomando as atividades, posto aqui mais um arranjo, que já está circulando pelo Youtube mas faltou o meu comentário aqui no blog. Ainda do mesmo álbum do João, a música do Tom "Você vai ver".



O mérito da música já começa pela composição! Fui apresentado a essa música primeiro através de uma partitura, quando estudava piano no Clam ainda. Nunca tinha ouvido nenhuma gravação e me meti a ler essa partitura e fazer um arranjo no piano, nada de mais. E desde o começo a música me pareceu uma colagem de várias outras músicas do Tom Jobim, clássicos da Bossa Nova. Da pra reconhecer nessa linha meódica toda trechos (ou pelo menos rastros) de Desafinado, Lígia e muitos outros...

Mas deixando o Tom um pouco de lado (com todo o respeito, obviamente), acho que esse arranjo do João é muito bem colocado, principalmente em relação às técnicas que falei no outro post. Logo no começo ele já usa bastante os acordes com 3 notas somente. No segundo compasso, ele inclusive faz isso em um acorde que seria meio diminuto (menor com a 5a diminuta) mas omitindo a quinta:

D6/F#(2x020x) D7M/F#(2x022x) G#m(b5)(4x44xx) G#o(4x34xx) C7M(x3545x)

Nessa passagem, o penúltimo acorde poderia ser tanto o próprio G#o(4x343x) como um C#7/G#(4x342), já que ambos fazem o papel da dominante na cadência. Porém, mesmo omitindo a 5a diminuta no antepenúltimo acorde, é interessante como ele ainda soa bem, já que essa nota pertence à melodia. Mas tecnicalidades à parte, esse truque de fazer acordes com 3 notas foi revelador para mim. Porque deixa a música mais leve em determinados momentos, principalmente em situações de cadências rápidas, e creio eu que isso se torna mais freqüente nessas fases posteriores do João (ainda não parei para analisar com calma, mas me parece que em seus arranjos mais antigos os acordes são mais cheios) e principalmente quando é só voz e violão mesmo, sem cozinha ou orquestra para acompanhar.

Bom, agora de volta à ativa, depois de uma breve temporada fora de casa, veremos o que mais me da na telha de postar nesse blog!

9 comentários:

Por fora da Órbita disse...

Cara, curti seu projeto, vou acompanhar e usufruir muito hehe pq eu nao aprendi a tocar vendo e ouvindo joao gilberto, eu estou aprendendo a tocar vendo e ouvindo ele... Continuarei acompanhando. Continue com este projeto kra... muito bom mesmo...

marcelobriso disse...

João, continue nos ensinando e dando suas impressões sobre o modo com que JG trabalha com os acordes. O fato é que o seu nível está muito acima de gente como eu, apenas iniciante. Mas seus conhecimentos (e a forma com que você escreve) são um incentivo pra gente estudar. Abração!

Unknown disse...

Ficou massa e o João é incrível mesmo. Poste mais!

Jaime Duque disse...

Cara, eu moro en Medellìn (Colombia). Gosto de Joao gilberto e da bosa. Vc faz musica muito bem. Admiro vc a claridade do violao e da sua voz. Eu tenho um profesor de violao e facemos musica de joao G. com os acordes originais dele. Gostarìa te compartir, se voce quer

Romeiro disse...

Belo blog, João!
Ansioso por mais posts!

Diogo disse...

Sera que tem como me mandar a cifra completa desse arranjo cara, por favor? Gostei demais.. e nao achei nada na internet parecido... Obrigado! meu email eh diogovb@email.com
abraco...

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tu poderias disponibilizar a partitura ou a canção cifrada.
Tua interpretação está perfeita, parabéns.

e.engels@bol.com.br

Anônimo disse...

Parabéns pela interpretação, perfeita.
Tu poderias disponibilizar a partitura ou a canção cifrada?

e.engels@bol.com.br

Anônimo disse...

buen dia, podrian enviar la partitura a : alvarezgerardofabian@gmail.com
muy bueno!!!