Temas e Projetos

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Projetos, caminhos...

Estou encarando esse blog como uma espécie de desafio (ou combate, acho que cabe melhor...) interno. Pois será de grande utilidade principalmente para eu organizar e registrar experiências e pensamentos, coisa que se mostra cada vez mais útil e necessária. Acredito que as contribuições e interferências externas venham em seguida, mas quanto a isso não posso e não devo traçar nenhum objetivo a priori, apenas estar aberto a aproveitar e buscar essas externalidades, contando com a sempre bem vinda obra do acaso e das redes sociais que venho construindo nos últimos tempos. De resto procuro uma maneira de organizar e registrar minha produção, e torná-la disponível a quem queira...
Para isso preciso, ao menos nesse início, delimitar alguns esboços de projetos sobre os quais me debruçarei com um pouco mais de firmeza. É lógico que não quero me limitar somente a um número palpável de projetos, até porque a idéia é que eles se misturem e se confundam em vários pontos... e conforme me familiarizo e me aproprio mais desse blog, não hesitarei em deixar emergir pelas frestas e bordas alguns pensamentos mais livres e abstratos. Bom, vamos aos pré-ante-proto-projetos!

João Gilberto por João Leão: quem me conhece a bastante tempo possivelmente já me ouviu tocando violão. Aprendi a tocar violão, salve algumas preciosas dicas de meu pai, vendo e ouvindo João Gilberto. Por isso, desde então faço uma pesquisa, ainda que desorganizada e desarticulada, das técnicas e nuances do violão de João Gilberto. Postarei aqui alguns arranjos que tirei de ouvido ou assistindo a videos do João (o Gilberto), e tentarei uma discussão técnica e conceitual de sua arte. Talvez esse seja o projeto mais promissor que será organizado e desenvolvido inicialmente nesse blog. Certamente foi um dos que mais me incentivou a criar esse espaço. Veremos até onde conseguirei chegar para dialogar com quem estuda, gosta, conhece e/ou escuta João Gilberto!

MetaBlogagem: Parte do meu esforço também tratará justamente desse blog. Deixei-o por enquanto bem simples, pois acredito que com o tempo descobrirei novas ferramentas e terei mais disposição e idéias para mudar seu visual e sua funcionalidade. Acho importante também registrar essas mudanças e descobertas aqui. Esse tema já está também muito ligado ao próximo.

Software Livre, Produção Livre: Ha pouco tempo me juntei com um pessoal conhecido da Escola Nômade (http://escolanomade.org/) para montar um grupo de discussão e exploração das possibilidades de produção de mídia em software livre. Inicialmente exploraremos a produção e edição de vídeos em Linux, e paralelamente pretendo também ir adiantando o próximo estágio, que seria a de produção e edição musical.


bom... acho que estes são temas centrais que vão nortear os primeiros passos desse blog. Outros deverão com certeza surgir em pouco tempo. Além disso, ficarão aqui registradas minhas outras experiências musicais, principalmente minha recente expedição pelo universo do reggae (o qual descubro ser muito mais interessante do que parecia a princípio!), e meu contato com a música eletrônica e contemporânea, e com as outras artes.
Acharia interessante também postar muitas outras coisas, desde pensamentos filosóficos até relatos do cotidiano bohêmio... mas não quero especular mais do que já o fiz sobre o futuro desse espaço.

Nenhum comentário: